Sindrome da Pedrada: você sabe o que é?

  • 13/05/2021 - 10:05:36
  • (23)

Você já teve a sensação de uma forte dor semelhante a uma pedrada na região da panturrilha? Saiba que o estiramento muscular, conhecido também como "Síndrome da Pedrada", está entre as causas mais comuns de lesões nos esportes, principalmente no futebol e outras modalidades que envolvem corrida. Mas também pode atingir a população em geral, já que ocorre também quando a musculatura da panturrilha, antes relaxada, se contrai subitamente e as veias localizadas dentro da musculatura rompem, causando um hematoma.

Os músculos da panturrilha (assim como qualquer grupo muscular) estão sujeitos a uma ruptura quando são submetidos a esforço acima de seus limites fisiológicos, especialmente se outros fatores estão envolvidos. Tais como: condições meteorológicas (muito frio ou muito calor na temperatura ambiente), aquecimentos inadequados e fadiga muscular.

Uma vez lesionado, a pessoa se vê em um quadro de dor que vai se agravando com o passar dos dias e muitas dúvidas vão surgindo. Uma delas é como cuidar. Por isso, uma dica: NÃO FAÇA COMPRESSA DE ÁGUA QUENTE NEM USE ANTICOAGULANTE. Na fase aguda do estiramento da panturrilha (primeiros dias e semanas), fazer compressas mornas pode levar à vasodilatação local, com consequente aumento do hematoma, agravo da reação inflamatória local e, consequentemente, aumento da dor e disfunção do membro.

Procure sempre auxilio médico.  Além de fazer o diagnóstico e graduar o estiramento na panturrilha, o profissional descartará lesões que mimetizam a lesão muscular como síndrome compartimental, cãibras, tumores e problemas vasculares, como a síndrome do aprisionamento da artéria Poplitea, por exemplo.

O tratamento seria repouso, gelo e anti-inflamatórios. Em casos mais severos, torna-se necessário uma abordagem cirúrgica para drenar o hematoma.

Dra. Daniela Sallaberry


CONTEÚDO ÚTIL
POPULAR TAG
sindrome da pedrada, angiologia, panturrilha